Caminhando na Graça

19.8.06

Se deixando ser limpo por Ele



Esses dias eu ouvi uma mensagem dum amigo e ele pediu pra abrirmos no salmo 51... e eu dei uma lida geral nesse salmo, E uma parte me saltou aos olhos... o versículo 7: “Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve”.

Se lermos o início do texto, vemos Davi reconhecendo suas falhas e seus pecados... aí ele chega nessa parte: purifica-me... lava-me; e isso me saltou aos olhos! Davi se reconhecia como ser pecador, não só em atos (pecados), mas em essência (“em pecado fui concebido”). Mas Davi não entra na neurose de se purificar... de fazer algo para encobrir ou pagar estes pecados... ele pede: Purifica-me, lava-me; no fim desse salmo, Davi fala que Deus não se agrada de sacrifício que não seja coração e espírito quebrantados... ele reconhece sua incapacidade em se “limpar”... ele sabia quem era e sabia que não podia “se resolver por si mesmo”... então ele pede: “purifica-me”.

Muitas vezes, quando constatamos nossos erros e falhas, tentamos nos purificar... através de jejuns, orações, obras na “casa do Senhor” (igreja)... queremos encobrir os erros com as boas obras, como se estivéssemos numa balança espiritual - e olha que já ouvi muito isso por aí - onde Deus coloca de um lado pecados e do outro, boas obras, e o lado que mais pesar mostra quem somos e nos justifica ou condena, mas Deus fala que não há um só homem justo na Terra, considerando esse parâmetro de análise; ou pensamos que Deus fica míope pelas obras, ou no mínimo releva: “Como esse cara orou 3 horas hoje, os pecados dele vão ser perdoados...”, e isso é o maior engano!... Os nossos pecados são perdoados não por méritos, mas por Graça! Daí Paulo dizer que onde abundou o pecado, superabundou a GRAÇA... ele não falou obras, orações, jejuns, mas Graça... a Graça é o único fator que pode encobrir os pecados aos olhos de Deus... é o sangue que nos purifica, de modo que Deus, ao nos olhar, vê sobre nós o sangue de seu filho, e é esse sangue... somente esse sangue... o fator que nos purifica.

Davi se reconhecia errado e pediu que Deus o livrasse do pecado, e o livrasse da neurose dos holocaustos, plantando nele a consciência de mais vale espíritos e coração quebrantados, e lançados na mão dele, do que bodes expiatórias de qualquer natureza, daí Paulo dizer para lançarmos as ansiedades – de todas as sortes, incluindo as ansiedades por se purificar e se justificar – nas mãos d”Ele.

Precisamos entender que só Ele nos purifica e justifica... nenhum ato ou obra o fará... não há obras que substituam a graça... até porque como o próprio nome diz, Graça é favor imerecido.... a Graça é dada de graça... e Davi diz no versículo 13: “Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e pecadores se converterão a ti.”... como que predizendo o “de graça recebeis, de graça dais”.... e o que nós recebemos de graça, é a Graça de Cristo.

Nada que façamos pode nos purificar... só a Graç,a através do sangue de Cristo, que nos purifica de todo o pecado... é o sangue que purifica... e não o sangue de qualquer bode expiatório, seja ele espiritual, existencial, psicológico, ou material (quando fazemos do outro o nosso bode e lhe mandamos carregar a culpa de nossos males) pode diminuir a nossa consciência de estar errado ou pode nos deixar menos sujos... nenhum bode expiatório pode pacificar a nossa consciência... só a graça, através da fé, que é a certeza da operação da Graça em nós, pode pacificar a nossa consciência... pode nos fazer descansar... pode nos fazer tomar posse do repouso do povo de Deus.

Deus não nos salva PELAS nossas boas obras, mas nos salva PARA as boas obras.





N’Ele e somente n’Ele para sempre