Caminhando na Graça

2.8.06

A tentação de se despedaçar no Caminho - gerando o pó da terra.





Esses dias eu estava lendo o salmo 41. E algumas coisas me chamaram atenção nesse salmo.




Nesse salmo Davi começa falando sobre o benefício daquele que ajuda ao mais necessitado (pobre), pois Deus o livrará, o guardará, ele será abençoado entre outras coisas; depois Davi começa a falar sobre a sua situação e ele pede misericórdia a Deus por ele, porque ele havia pecado (era pecador); depois começa a falar sobre a circunstância dos seus relacionamentos, e diz que na sua atual situação, de homem alcançado pelo mal, ele é assolado por diversas categorias de pessoas ao seu redor: os seus inimigos falavam mal dele, especulavam acerca de sua morte, e lhe tratavam com falsidade (v.5,6); os que o odiavam cochichavam sobre ele e ficam entre si pensando no lhe iria acontecer de pior, pensando nas possíveis catástrofes que lhe alcançariam, e tendo por certo que esse seria o fim dele; seu amigo íntimo havia lhe deixado só nestas circunstâncias. Depois disso Davi fala sobre a misericórdia de Deus, que o levanta para que ele possa retribuir aos outros o quem tem recebido e diz que a medida que ele tem de que Deus se deleita nele, é que seus inimigos não conseguem triunfar sobre ele; e termina dizendo: ”Quanto a mim, tu me sustentas na minha integridade, e me colocas diante da tua face para sempre.”

Davi conhecendo a Deus, conhecendo como Deus tratava aos solidários ao próximo - porque os que assim fazem, são solidários ao próprio Deus - e conhecendo a si mesmo como ser necessitado da misericórdia de Deus, diz que Deus o sustentava em sua integridade perante a Sua face; Deus o mantinha íntegro, inteiro, completo perante a Si mesmo,e isso de dava somente por misericórdia.

Então comecei a pensar em como somos tentados a nos dividir frente aos problemas que vivemos. Muitas vezes somos tentados a nos dividirmos em 10 para que possamos retribuir ou resolver os 10 problemas que estão a nossa frente; somos tentados a nos dividir psicologicamente em 10 seres, quase que distintos: um ser profissional, um ser na família, um ser eclesiástico, e por aí vai... Mas Davi, sendo tentado também por isso, preferiu se entregar por inteiro, se entregar íntegro a Deus, que ele sabia que o levantava para que ele pudesse enfrentar seus problemas da forma como eles mereciam ser enfrentados e tratados.

Tu levanta-me para que eu lhes retribua...e... me sustentas na minha integridade”, é o que diz Davi. Ele não se deixa dividir, mas se dá por completo a Deus, crendo que apenas um ser completo - e que só consegue essa integridade em Deus - pode dar a paga devida a cada circunstância que está ao seu redor; e se tratando dos relacionamentos ao seu redor, ele os pagaria segundo a misericórdia que tem recebido de Deus, daí ele começar dizendo que aquele que se solidariza como próximo, é abençoado por Deus, indicando qual a atitude que ele achava que deveria ser devotada ao próximo; falando sobre algo que Jesus falaria muito tempo depois: se alguém te bater numa face, dá a outra, falando da capacidade de em Deus amar ao próximo que se fez seu adversário na Terra; e disso temos como grande exemplo a Jó, que após ter seus amigos transformados em adversários pelos próprios egos deles, orou por eles, demonstrando que quem esta sob a graça de Deus, conhece muito bem a si e ve no outro suas próprias limitações e pode olhá-lo através do mesmo olhar de Graça que tem recebido de Deus; ele via, pela fé, que um dia estaria de pé e poderia dar a paga cada um dos que o rodeavam, e essa paga seria conforme a graça que tem recebido de Deus.

Além disso, Davi sabia que Deus não faria por ele, o que ele tem que fazer; ele não pede a Deus que retribua a seus amigos, que lhes dê misericórdia ou que os perdoe, uma vez que ele tem condição e teria oportunidade de dar essa paga. Muitas vezes somos alvo ou liberamos algo de mal a alguém e pedimos a Deus que perdoe o outro ou que toque no coração do outro para que lhe perdoe, quando a proposta de Deus é pegar o ser inteiro n'Ele, e levantá-lo, capacitando-o para retribuir convenientemente a cada circunstância.

Assim, peço que Deus me capacite a me entregar por inteiro - uma vez que Deus não recebe nada menos que tudo de mim - e não me dividir no Caminho; não deixar pedaços em cada circunstância que enfrento, porque ao me dividir e deixar pedaços pelo caminho, alimento o Diabo a meu favor, uma vez que ele se alimenta do pó da terra, dos pedaços que deixo nas minhas andanças pela vida.


Me entrego por inteiro - porque isso é o mínimo que Ele aceita - para que possa estar inteiro e de pé frente a tudo.



N'Ele


abençoado por Deus, indicando qual a atitude que ele achava que deveria ser devotada ao prde frentelemas que est, e